A transformação dos registros transacionais em geração de conhecimento
16402
post-template-default,single,single-post,postid-16402,single-format-standard,bridge-core-3.1.1,qi-blocks-1.2.3,qodef-gutenberg--no-touch,qodef-qi--no-touch,qi-addons-for-elementor-1.6.3,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1400,qode-theme-ver-30.0.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-7.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-17596

A transformação dos registros transacionais em geração de conhecimento

A transformação dos registros transacionais em geração de conhecimento

A forte presença de movimentos de transformação digital na rotina das pessoas e também das corporações é uma realidade indiscutível que vem sendo amplamente discutida em diversos fóruns, inclusive na construção industrial. A digitalização das operações gera continuamente um grande volume de dados que que estão sendo armazenados não somente para controles e comprovações, mas para ocupar um papel protagonista de geração de conhecimento nos processos de tomada de decisão.

A automatização de processos e a consequente digitalização das informações transformaram os antigos arquivos documentais em matéria prima para a geração de conhecimento. Os registros corporativos deixam de ser somente uma obrigação legal ou procedural para se tornarem uma célula integrada, capaz de fornecer informações importantes para a otimização do resultado de todas as áreas da empresa, inclusive encontrar relações que a princípio pareciam distantes funcionalmente.

Conhecimento além dos limites dos departamentos

Para exemplificar de forma prática, é possível encontrar soluções redução de custos e aumento de produtividade nas atividades de campo da construção industrial fora dos limites das informações dos escritórios de projetos. Ao explorar os resultados dos projetos com os registros históricos da base de dados de recursos humanos ou as condições de compra no histórico de processos de suprimentos, pode-se encontrar respostas concretas de melhores alternativas para cada cenário de execução.

Integração e Colaboração

A integração das informações entre os diversos sistemas e o conhecimento prático dos processos operacionais de cada área pode promover a descoberta de diversas oportunidades de otimização não somente para os fornecedores de montagem e construção, mas também para as unidades de implantação de projetos por parte dos contratantes.

As informações corporativas deixam de ser exclusivas de seus departamentos, para dar lugar a uma colaboração ampla de geração de conhecimento entre diversas atividades e processos que de alguma forma precisam se interagir para a otimização do resultado global da empresa. Desta forma, a colaboração de equipes de trabalho, tão importante para o sucesso da implantação de projetos industriais, deve estar representada não somente nas relações pessoais e processos internos, mas inclusive nas modelagens de dados e geração de conhecimento.

Para saber mais sobre a importância das técnicas de analytics para a descoberta de conhecimento não deixe de ler nosso artigo : “Data Analytics em projetos de construção industrial”.

Fontes:

Data Preparation Process for Construction Knowledge Generation through Knowledge Discovery in Databases.Journal of Computing in Civil Engineering, ASCE Library, 2002.