01 set Importância dos aspectos emocionais relacionados em vendas
Por Daniel Dominguete especialista em aprendizado de máquina.
As técnicas de vendas atuais fazem diversos gatilhos para uso da conversão. Quanto mais “inconsciente” e rápida é uma decisão, maior foi a contribuição emocional no processo. Os aspectos relacionados são fatores de sucesso na condução de um processo comercial, pois possibilitam um melhor poder de convencimento. Enquanto as pessoas racionalmente tomam como decisões de consumo, a impessoalidade e a idade , terão que existir com o intuitivo e emocional .
O processo decisório humano: sistema límbico x neocortex
O nosso sistema límbico é responsável pela integração entre informações sensitivas e sensoriais com o estado psíquico, correlacionando informações externas com a memória pré-existente para a geração de uma resposta adequada. Essa resposta, geralmente denominada intuitiva , é processada de forma paralela resultando em um retorno e carregado de emoções. Já o neocortex contribui para a formação racional da tomada de decisões sendo processado de forma mais lenta e controlável.
Você já conhece alguma coisa sem outras opções, simplesmente por lhe remeter bom sentimento?
Este sucesso de vendas é o responsável pelo produto de diversos. Que saibamos racionalmente que ainda prejudicamos, não deixamos de utilizar a função da experiência emocional pelo produto. O mesmo ocorre em situações induzidas em que a decisão deve ser tomada de forma rápida, promovendo a resposta intuitiva frente à formação, como no caso dos anúncios das últimas unidades ou prazo racional de expiração de promoções. Neste cenário os gatilhos de ataque e urgência são com eficiência.
As pessoas fazem suas escolhas certas em suas emoções e depois usam a razão para analisar e justificar sua decisão.
A compra é um processo decisório apresentado como contribuições das respostas diferentes e racionais. Independente do segmento de mercado que você atue, essas duas propostas e realizarão o seu sucesso na venda você precisa saber como persuadir seu cliente por duas abordagens: racional e emocional.
Qual importância dos aspectos nos negócios B2B?
Não há dúvidas que em negócios B2B, a decisão de uma compra é complexa e envolve diversos processos, influenciadores e decisores pelo caminho. Neste caso, um componente racional é muito relevante na final, no entanto, se não houver uma decisão sua emocional que sustente uma preferência pela oferta, muito provavelmente o seu compromisso será comprometido. Estampa sua marca, um atendimento pela sua confiança, um atendimento, uma confiança entre uma confiança ou uma simpatia entre uma relação de confiança.
Este é o ponto chave da influência emocional no mercado B2B. Sua empresa pode ter tecnicamente o melhor produto e também o melhor preço do mercado, mas não existirá um componente emocional de conexão entre as partes, seu esforço comercial nunca será bem aproveitado. Até agora foi o mesmo processo automático ou automatizados, antes de processos automáticos, antes da definição da definição, pelo sua empresa envolvida.
A emoção como ferramenta fundamental de marketing e vendas
Os programas de marketing devem ser orientados à busca incessante da empatia com suas pessoas de venda. As campanhas de sucesso são aquelas que atingem os argumentos mais relevantes, diretamente nos aspectos específicos. Estas conseguem transmitir sua proposta de valor de forma inconsciente e automática para seus clientes.
De forma complementar, por parte da equipe de vendas, manter uma rede de relacionamento bem construída carregará componentes fortes para as mesas de negociação que facilitam a busca de soluções. Neste ponto, gatilhos mentais como autoridade, prova social, uso dor x prazer são frequentemente como argumentos de convencimento. Cada um deles com maior eficiência quanto maior a confiança de confiança entre partes. O segredo passa por uma comunicação persuasiva e repleta de empatia para que possa influenciar uma outra parte a tomar decisões como decisões por você.
Se você deseja ser mais eficaz em seus negócios, nunca deixe suas relações profissionais. Para , conseguir perceber o contexto e desenvolver empatia pode ajudar a contribuir com uma estratégia estratégica adicional no sucesso de suas vendas!
Caso tenha interesse em conhecer mais sobre o gatilho mental, não permita ler o livro “ Gatilhos Mentais: O guia completo com estratégias de negócios e comunicações privadas para você aplicar Gustavo Ferreira . Bons estudos!